
Como é o processo de Paletização?
A paletização consiste em organizar os produtos de forma compacta em cima de pallets para melhorar a organização do estoque e facilitar o transporte e manuseio das mercadorias.
Como estruturas padronizadas, os pallets são produzidos em diversos tipos de materiais, de acordo com a atividade em que serão empregados. As mais comuns são feitas com madeira, plástico, borracha, aço e papelão.
Umas das maneiras mais comuns de se unir e condicionar uma carga é por meio da paletização: um processo onde caixas, sacos, ou volumes são empilhados numa base, geralmente, feita de madeira, plástico ou metal.
Procedimentos para segurança da carga durante a paletização
Empilhamento
Quanto mais volumes na base, melhor. Portanto, caso haja caixas de diferentes tamanhos, é aconselhável iniciar-se pelas menores para que se tenha um número maior delas na parte de baixo e melhorar a estabilidade do empilhamento.
Filme Stretch
O Filme Stretch é aplicado para garantir e proporcionar uma proteção extra às suas mercadorias, quando envolvido em torno do pallet e da carga, promove uma proteção contra possíveis rasgos e fissuras nas embalagens, além de garantir que mesmo durante o transporte ou caso ocorra algum imprevisto, que a sua carga permaneça empilhada da mesma forma.
Altura
É importante e indicado que altura máxima do empilhamento da mercadoria seja de até 1,90m.
Conclusão
Como você percebeu, a paletização é muito valiosa para atacado, indústria e varejo. No entanto, se você precisa terceirizar a logística do seu negócio, é necessário encontrar um parceiro de confiança, assim, você irá reduzir custos logísticos e aumentar a sua produtividade.